terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Capitulo 37

37
...♪...
Ronnie
Seu pai morreu menos de uma semana depois, em seu sono, com Ronnie
no chão ao lado dele. Ronnie não poderia falar dos detalhes. Ela sabia
que sua mãe estava esperando por ela para terminar, e nas três horas
que ela tinha estado a falar, a mãe havia permanecido em silêncio, da
mesma forma como seu pai sempre esteve. Mas os momentos em que
ela viu seu pai dar seu último suspiro parecia intensamente privado para
ela, e ela sabia que nunca iria falar para ninguém. Estar ao seu lado
quando ele deixou este mundo foi um presente que ele lhe dera, e apenas
ela, e nunca esqueceria como solene e íntimo foi.
Em vez disso, ela ficou olhando para a chuva de congelar de Dezembro, e
falou de seu último recital, considerado o mais importante de sua vida.
"Toquei para ele, enquanto eu podia mãe. E eu tentei tão duro para tornála
bonita para ele, porque eu sabia o quanto ela significava para ele. Mas
ele estava tão fraco", ela sussurrou. "No final, eu não estou certa de que
ele pudesse me ouvir." Beliscou a ponta do nariz, imaginando
preguiçosamente se ela tinha alguma lágrima para derramar. Foram
tantas lágrimas já.
A mãe dela abriu os braços e a chamou. Suas próprias lágrimas brilhavam
nos olhos dela. "Eu sei que ele ouviu você, querida. E eu sei que foi lindo.
"
Ronnie abraçou sua mãe, descansando a cabeça sobre o peito como
costumava fazer quando era criança. "Nunca se esqueça o quão feliz
você e Jonah o fizeram", murmurou a mãe dela, acariciando seus cabelos.
"Ele me fez feliz, também," ela meditou. "Eu aprendi muito com ele. Eu só
desejo que eu tivesse pensado em dizer-lhe. Isso, e um milhão de outras
coisas." Ela fechou os olhos. "Mas agora é tarde demais."
"Ele sabia", sua mãe lhe assegurou. "Ele sempre soube."
O funeral foi simples, realizada na igreja que havia sido recentemente
reaberta. Seu pai pediu para ser cremado, e seus desejos haviam sido
honrados.
Pastor Harris fez o elogio. Foi curto, mas repleto de tristeza e de amor
autêntico. Ele amava o seu pai como um filho, e ele chorou junto com
Ronnie
Jonah. Ela passou o braço em torno dele enquanto ele soluçava os gritos
confusos de uma criança, e ela tentou não pensar em como ele iria se
lembrar dessa perda, tão cedo na vida.
Apenas algumas pessoas que tinham vindo para o serviço. Ela viu
Galadriel e o oficial Pete enquanto ela entrava e ouviu a porta da igreja
abrir uma ou duas vezes depois que ela tinha tomado seu lugar, mas para
além disso, a igreja estava vazia. Doía nela ao pensar que tão poucas
pessoas sabiam o quão especial o seu pai tinha sido, ou o quanto ele
significava para ela.
Após o serviço, ela continuou a sentada no banco com Jonah, enquanto
Brian e sua mãe sairam para falar com o Pastor Harris. Os quatro
estariam voando de volta para Nova York em apenas algumas horas, e ela
sabia que não tinha muito tempo.
Mesmo assim, ela não queria sair. A chuva, derramando toda a manhã,
tinha parado, e o céu estava começando a limpar. Ela estava rezando
para isso, e ela se viu olhando para o vitral de seu pai, disposto entre
nuvens, para participar.
E quando o faziam, era apenas como seu pai havia descrito. O sol
inundou através do vidro, dividindo-se em centenas de prismas brilhantes
de luz gloriosa, ricamente coloridos. O piano estava em uma cachoeira de
cores brilhantes e por um momento Ronnie imaginou seu pai sentado nas
teclas, com o rosto virado para a luz. Não durou muito tempo, mas ela
apertou a mão de Jonah em reverência silenciosa. Apesar do peso de sua
dor, ela sorriu, sabendo que Jonah estava pensando a mesma coisa.
"Olá, papai", ela sussurrou. "Eu sabia que você viria."
Quando a luz havia desaparecido, disse um silencioso adeus e retirou-se.
Mas quando ela se virou, viu que ela e Jonah não estavam sozinhos na
igreja. Perto da porta, sentado no último banco, ela viu Tom e Susan
Blakelee.
Ela colocou a mão no ombro de Jonah. "Quer ir lá fora e dizer a mamãe e
Brian que eu já vou? Eu tenho que falar com alguém antes. "
"Tudo bem", disse ele, esfregando os olhos inchados com o punho
enquanto ele saía da igreja. Depois que ele saiu, ela foi na direção deles,
vendo como eles se levantaram para cumprimentá-la. Surpreendendo-a,
Susan foi a primeira a falar.
"Lamento pela sua perda. Pastor Harris disse-nos que seu pai era um
homem maravilhoso. "
"Obrigado", disse ela. Ela olhou de um dos pais para o outro e sorriu.
"Compreendo porque você veio. E eu também quero agradecer-lhe tanto
pelo que fez para a igreja. Foi muito importante para o meu pai. "
Em suas palavras, viu Tom Blakelee olhar para longe, e ela soube que
estava certa. "Era para ser anônimo", ele murmurou.
"Eu sei. Pastor Harris não me disse, ou meu pai. Mas eu adivinhei a
verdade quando eu vi você no lugar. Foi uma coisa linda, que você fez. "
Ele acenou com a cabeça quase timidamente, e ela viu os olhos dele
tremerem. Ele também tinha visto a inundação de luz na igreja.
No silêncio, Susan acenou em direção à porta. "Há alguém aqui para te
ver."
"Vocês estão prontos?" A mãe dela perguntou, logo que ela saiu da igreja.
"Nós já estamos atrasados."
Ronnie mal ouvi-a. Em vez disso, ela olhou para Will. Ele estava vestido
em um terno preto. Seu cabelo era longo, e seu primeiro pensamento foi
que o fazia parecer mais velho. Ele estava falando com Galadriel, mas
logo que a viu, ela o viu levantar um dedo, como se estivesse pedindo-lhe
que mantenha esse pensamento.
"Eu preciso de mais alguns minutos, ok?", Disse ela, sem tirar os olhos de
Will.
Ela não esperava que ele viesse, não esperava vê-lo nunca mais. Ela não
sabia o que significava que ele estivesse aqui, e não tinha certeza se
sentir em êxtase ou com o coração partido, ou ambos. Ela deu um passo
em sua direção e parou.
Ela não conseguia ler sua expressão. Quando andou em sua direção, ela
lembrou a forma como ele parecia deslizar pela areia da primeira vez que
ela já tinha visto ele, ela lembrou-se o beijo na doca do barco na noite de
casamento de sua irmã. E ouviu novamente as palavras que ela disse a
ele no dia em que tinha dito adeus. Ela foi assediada por uma tempestade
de emoções conflitantes: desejo, tristeza, saudade, medo, amor. Havia
tanta coisa para dizer, mas o que eles poderiam realmente começar a
dizer neste cenário estranho e com tanto tempo passado?
"Oi". Se eu fosse telepata, e você pudesse ler minha mente.
"Ei", disse ele. Ele parecia estar procurando algo em seu rosto, mas Pelo
que, ela não sabia. Ele não fez nenhum movimento em direção a ela, nem
ela até ele.
"Você veio", disse ela, incapaz de manter a maravilha de sua voz.
"Eu não podia ficar longe. E eu sinto muito sobre seu pai. Foi ... uma
grande pessoa."
Por um momento, uma sombra pareceu cruzar seu rosto, e acrescentou:"
Vou sentir falta dele. "
Ela piscou na memória de sua noite juntos na casa de seu pai, o cheiro da
sua cozinha e o som das risadas de Jonah enquanto eles jogavam
pôquer. Sentiu-se subitamente tonta. Era tudo tão surreal, de ver Will aqui
neste dia terrível. Parte dela queria se jogar em seus braços e pedir
desculpas pela forma como ela tinha deixado ele ir. Mas outra parte, muda
e paralítica pela perda de seu pai, quis saber se ele ainda era a mesma
pessoa um dia amou. Tanta coisa tinha acontecido desde o verão.
Ela passou sem jeito de um pé para o outro.
"Como é Vanderbilt?", Ela finalmente perguntou.
"É o que eu esperava."
"Isso é bom ou ruim?"
Em vez de responder, ele acenou com a cabeça no carro alugado. "Acho
que você está indo para casa, hein?"
"Eu tenho que pegar um avião em pouco tempo." Enfiou uma mecha de
cabelo atrás da orelha, odiando como tão consciente dele ela estava. Era
como se fossem estranhos. "Você terminou com o semestre?"
"Não, eu tenho provas finais na próxima semana, assim eu estou voando
de volta esta noite. Minhas aulas são mais difíceis do que eu esperava.
Provavelmente, vou ter que estudar durante algumas noites"
" Você estará em casa para as férias em breve. Alguns passeios na praia
e vai ser bom como novo."
Ronnie convocou um sorriso encorajador.
"Na verdade, meus pais querem me levar para a Europa, assim que
terminar o semestre. Nós vamos passar o Natal na França. Eles acham
que é importante para mim ver o mundo.”
"Isso parece divertido."
Ele deu de ombros. "E você?"
Ela olhou para longe, sua mente espontaneamente mostrando seus
últimos dias com o pai.
"Eu acho que estou indo para audição na Juilliard", disse ela lentamente.
"Vamos ver se eles ainda me querem."
Pela primeira vez, ele sorriu, e ela teve um vislumbre da alegria
espontânea, que ele havia mostrado tantas vezes durante os meses
quentes de verão. Como ela tinha perdido a sua alegria, seu calor,
durante a longa marcha do outono e inverno. "Yeah? Bom para você. E eu
tenho certeza que você vai ser ótima. "
Ela detestava a forma como eles estavam conversando em torno das
bordas das coisas. Parecia tão ... errado, dado tudo o que tinha partilhado
durante o verão e tudo que eles passaram juntos. Ela soltou um longo
suspiro, tentando manter suas emoções sob controle. Mas era tão difícil
agora, e ela estava tão cansada. As palavras seguintes saíram quase
automaticamente.
"Quero pedir desculpas para as coisas que eu disse a você. Eu não queria
dizer-lhes. Havia tanta coisa acontecendo. Eu não deveria ter colocado
tudo para fora em você ... "
Ele deu um passo na direção dela e pegou o braço dela.
"Está tudo bem", disse ele. "Eu entendo".
Ao seu toque, ela sentiu toda a emoção reprimida estourar, oprimindo sua
compostura frágil, e ela apertou os olhos fechados, tentando parar as
lágrimas. "Mas se você tivesse feito o que eu exigia, então Scott ..."
Ele balançou a cabeça. "Scott foi aprovado. Acredite ou não, ele ainda
tem sua bolsa de estudos. E Marcus está na prisão "
"Mas eu não deveria ter dito aquelas coisas horríveis para você!", Ela o
interrompeu. "O verão não deveria ter acabado assim. Não deveria ter
terminado assim, e eu sou a única culpada. Você não sabe o quanto dói
pensar que eu o afastei... "
"Você não me afastou", disse ele suavemente. "Eu estava partindo. Você
sabia disso."
"Mas nós não conversamos, não nos escrevemos, e era tão difícil ver o
que estava acontecendo com o meu pai ... Eu queria muito falar com
você, mas eu sabia que você estava com raiva de mim"
Quando ela começou a chorar, ele a puxou para ele e passou os braços
em torno dela. Seu abraço, de alguma forma, trouxe tudo o que de melhor
e pior ao mesmo tempo. "Shhh", ele murmurou, "está tudo bem. Eu nunca
fiquei com raiva como você pensou"
Ela apertou-lhe mais forte, tentando se agarrar ao que eles tinham
compartilhado. "Mas você só ligou duas vezes."
"Porque eu sabia que seu pai precisava de você", disse ele, "e eu queria
que você se concentrasse nele, não em mim. Eu me lembro como foi
quando Mikey morreu, e lembro-me desejando que eu tivesse mais tempo
com ele. Eu não poderia fazer isso com você. "
Ela escondeu o rosto no ombro dele enquanto ele segurava ela. Tudo que
ela conseguia pensar era que ela precisava dele. Ela precisava de seus
braços em torno dela, precisava dele para abraçá-la e sussurrar que iria
encontrar uma maneira de estar juntos.
Ela sentia magra dentro dele e ouviu-o murmurar o nome dela. Quando
ela se afastou, ela o viu sorrindo para ela.
"Você está usando a pulseira", ele sussurrou, tocando-lhe o pulso.
"Em meus pensamentos para sempre." Ela deu um sorriso trêmulo.
Ele inclinou o queixo para que ele pudesse olhar atentamente para os
olhos. "Eu vou ligar para você, ok? Depois que eu voltar da Europa. "
Ela assentiu com a cabeça, sabendo que era tudo o que tinham, mas
sabendo que não era suficiente. Suas vidas estavam em trilhas
separadas, agora e para sempre. O verão acabou, e eles estavam
movendo suas vidas.
Ela fechou os olhos, odiando a verdade. "Está tudo bem", ela sussurrou.
......

Nenhum comentário:

Postar um comentário